domingo, 7 de agosto de 2011

O pequeno grande aviador e o planeta invísivel.


O pequeno aviador...
Jovens, adultos, adolescentes, crianças... Todos nós nos sentimos os pequenos aviadores do planeta invisível.  Quantas vezes escutamos a repetida frase “quem lê viaja!” Pois hoje me aproprio desta frase e repito que “quem assiste viaja”.  Estou falando do espetáculo teatral que esteve em cartaz esse fim de semana no teatro Claudio Barradas da UFPA.
O pequeno grande aviador e o planeta do invisível inspirado na obra de Saint Exupéry “O Pequeno Príncipe”. Mais do que uma livre adaptação do livro, o espetáculo é uma apropriação desta literatura universal entrelaçada à história pessoal dos atores, contando de maneira leve e divertida a história do aviador que cai no deserto e encontra uma criança. [1]
Quando cheguei para assistir o espetáculo, já havia me abastecido de várias ferramentas para tal função. Ler o pequeno príncipe, conhecer o blog e ler algumas críticas na internet. Mas, ao entrar no teatro, fui tomada por uma emoção tão forte. O espetáculo, em minha opinião, é um dos melhores por tudo. Primeiramente quero falar do texto. Um texto deliosamente composto por fragmentos do livro, mas que em nenhum momento deixa o público com aquela idéia de “estou vendo a história na íntegra”. Percebi que os atores não falam as frases clássicas “Você se torna eternamente responsável pelo que cativa”. “Cativar é criar laços”.  “Se você vem as quatro, desde as três começarei a ser feliz”, entre outras. Mas, mesmo sem expressar verbalmente a plateia é envolvida na narrativa de maneira contagiante e comovente; como a cena em que o pequeno príncipe vai arredando o banco, em que está sentado, várias vezes; convidando nossa memória a folhear o livro que a maioria de nós leu, em algum momento da vida, e encontrar a passagem em que o principezinho diz gostar muito do por do sol e que em seu planeta ele assiste a vários; bastando que para isso, ele afaste um pouco a cadeira.
Quem não leu o livro não ficou perdido na narrativa, pois a todo o momento, seja pela iluminação, cenário, figurino; a direção do espetáculo teve a preocupação de situar o espectador.
Por falar em direção não posso conter meus elogios a pequena grande Ana Marcelino que esteve à frente e em sua estreia como diretora. Já conhecia o trabalho de Aninha (como é carinhosamente chamada por seus amigos e conhecidos) como atriz e posso dizer que apesar de pequena, no tamanho e na idade, ela se torna gigante em cena e agora dirigindo só tenho a tecer elogios.
Para quem está em Belém e quiser conferir de perto esse espetáculo maravilhoso. A peça fica em cartaz até hoje às 20h. no teatro Claudio Barradas. O ingresso está custando R$ 10,00 com meia entrada para estudantes.
Direção Geral: Ana Marceliano
Produção: Alyne Góes
Dramaturgia: Ives Oliveira
Assistente Geral: Fábio Limah
Assessoria de Imprensa: Leandro Oliveira
Cenografia, Figurino, Iluminação e Visagismo: Ivanilde Silva e Rejane Lima
Confecção de Figurino: França Lima, Maria Ivete, Solange Maia e Telma Lima
Coreografia: Ives Oliveira e Renan Delmontt
Direção de Vídeo: Enoque Paulino e Krishna Rohini
Direção Musical e Trilha: Armando de Mendonça e  Luciano Lira
Letras: Antônia Costeseque, Armando de Mendonça e Luciano Lira
Música: Armando de Mendonça (escaleta, violino, violão, percussão e voz), Luciano Lira (voz e violão),Thainá Oliveira (percussão),Vittória Braun (voz)
Projeto Gráfico: Raissa Araújo (design), Starllone Souza (ilustração)
Curadoria: Anibal Pacha, Claúdio Dídima, Iara Souza, Olinda Charone e Wlad Lima

[1] De acordo com o blog do espetáculo opequenograndeaviador.wordpress.com

2 comentários:

Thaís Ribeiro ; disse...

Oi, tá seguindo sim!! Mas me diz uma coisa. Vc quer participar do sorteio ?
Não deixei explicito.. Mas este sorteio pertence ao outro blog !
veja aqui : http://linhasepontos-tr.blogspot.com/
Obrigado por se tornar seguidora do 'oqueforpraservigora' :*

Ana disse...

Muito obrigada, moça, por este texto tão carinhoso. Me sinto muito prestigiada pelas tuas palavras. Falo desde já, em nome do Grupo, muuuuito obrigada por isso!!