quinta-feira, 7 de abril de 2011

Do amor por nós

Tudo bem, eu sou uma das primeiras a levantar a bandeira de "vamos nos amar, galera \0/!!!" Ok, mas vamos lá. 
Nos amar faz um bem danado a nós mesmas. Por me amar, tomo banho pra ficar cheirosa. Por me amar, escolho a minha melhor roupa pra sair. Por me amar, vou à academia, à faculdade, ao cinema, aprendo a cozinhar... e aí cresce a lista de coisas que faço para meu próprio bem,simplesmente por me amar. O perigo não está em se amar demais, o perigo está justamente na falta de amor. PARA O OUTRO!

Sou uma pessoa muito observadora, com um ar meio pateta, mas muito atenta ao que acontece a minha volta. E já vi cada coisa nesse mundão de Deus... Duas faltas de amor para com o outro me chamam muita atenção, e vejo acontecer várias e várias vezes; com pessoas muito próximas, não tão próximas e distante; mas vejo e sempre tento me colocar no lugar das pessoas... DAS.. devemos experimentar as duas posições.

Todo mundo ou já teve ou conhece alguém que já teve aquela amiga-não-tão-amiga-assim, pois é... já acompanhei um caso de perto em que a fulana X estava mal, triste e numa crise daquelas que vem tudo junto em todos os setores. A amiga Y que até alguns meses atrás jurava amor e pacto de irmandade; diante da crise da X, ao invés de confortá-la em sua dor e inventar coisas legais pra espantar a nuvem negra; não, ao contrario, cantarolava aos quatro cantos a felicidade e o bem estar maravilhoso de sua vida, rindo e gargalhando de quão a sua vida era um mar de rosas. Fala sério! Ninguém está fadado a ser triste porque seu amigo está triste; mas convenhamos, ninguém vai a um velório para dançar e cantar... se é que vocês me entendem. Nesse caso, ao meu ver, é um caso de baixa estima de Y, que precisa provar, mesmo na dor de X que está por cima.

Outro caso é típico masculino, pelo menos já vi se repetir várias vezes no círculo do sexo oposto. O rapaz M jura amor eterno a namorada A; diz que a ama, que não pode viver sem ela e aqueles floreios todos, que homem quando se diz apaixonado faz pra namorada. Pois então, esse mesmo rapaz M resolve que se enganou, ou pior que se precipitou ao declarar todo esse amor e que está confuso, precisa de um tempo e o resto nós mulheres já conhecemos, ou já aconteceu com a gente ou com alguém muito próximo... Pior é quando a namorada A já refeita sua vida, cruza com o rapaz M e esse diz que o tal tempo que ele pediu para ficar só (com outra) e refletir só serviu para reafirmar o seu amor que é maior que tudo, que ele foi um grande idiota quando a deixou escapar, que ela tem que entender essa confusão dele, afinal são novos, muita pressão e blá, blá, blá...

O final? Quem sou eu pra dizer se a amizade de X e Y deve acabar. Ou se A não deve aceitar M de volta; mal sei de mim. Nem sei como me sairia em situações assim, só sei de uma coisa... nos amemos sim. Mas vamos amar também a pessoa que está ao nosso lado; tenho certeza que se a gente amar quem está nos acompanhando, teremos mais cuidado ao pensar em magoar. Nos coloquemos no lugar da pessoa que está com a gente (mãe, tia, namorado, amiga, irmão) seja lá quem for... essa pessoa merece o mesmo respeito que você gostaria de ser tratado(a), com o mesmo amor, com o mesmo cuidado. Ai de mim se não souber amar aos outros. Vamos construir novas amizades, mas pelo amor de Deus, conservemos as antigas. É tão bom olhar pra trás e ver que aquele amigo da foto ainda está ao seu lado. Que seu grupo cresceu, que pessoas vieram e foram embora, mas que só levaram coisas boas, lembranças boas... isso vale para ex namorado e namorada também, hein.

Vamos amar nós mesmas sem esquecer do outro.
Paremos de olhar nosso umbigo e olhemo-nos nos olhos.

Nenhum comentário: