quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desafio Literário


Desafio proposto por Mônica Costa do blog Sobre umas cores

1. Existe um livro que você leria e releria várias vezes?

 Acredito que livros assim como filmes, novelas, estas e qualquer outra coisa agradável na vida tem o seu "vale a pena ler novamente" Existem dois livros que eu sempre releio. Vidas secas, de Graciliano Ramos e O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. São dois livros maravilhosos e que a cada leitura eu aprendo um pouquinho mais ou percebo uma coisa que ainda não havia percebido. Eu recomendo os dois.

2. Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?
   
Sim, O Primo Basílio, de Eça de Queiroz. Por incrível que pareça não consigo terminar o tal livro, o que é uma vergonha pra mim, já que sou professora de literatura. Que meus alunos não vejam este blog (hehehe). Mas é verdade; gosto da história, já vi o filme, mas não consigo ler o livro.

3. Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?
   
Ai, tão difícil. Leria, pra variar, O Mundo de Sofia e Vidas Secas, já que sempre leio mesmo. Rsrsrs. Bom, mas se é pro resto da vida, acho que escolho a Bíblia, é bem grande e eu espero que o resto da minha vida também seja. rsrsrsrs
  
4. Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?

  Ai, meu Deus, tantos... E aqui vai um apelo. Preciso ganhar mais dinheiro para comprar mais livros. Heheheheh. Bom, nunca li; Memórias das minhas putas triste, de García Marquez, pelo menos não todo, e Volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne.  Quero ler também TODOS do Caio Fernando Abreu. Poxa, tem tanto livro que quero ler. Hilda Hilst, García Marquez, Pablo Neruda... essa pergunta é muito cruel; vamos pra próxima.

5. Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?

Cem anos de Solidão. Quando terminei de ler fiquei com aquela sensação de “Jura que acabou” nossa, foi demais; comecei a reler na mesma hora =)
 O diário de Anne Frank, de Anne Frank mesmo; Assim, o livro termina, mas o diário não; foi o primeiro livro que li sobre relatos de guerra e era uma menina, naquela época. Simplesmente a capturam junto com a família; e o livro não tem fim. Na época eu tinha uns 11 anos e lembro que chorei muito.
  6. Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?
 
 Lia; e lia muito. Muito mais do que leio hoje. Amava ler a coleção dos Karas, de Pedro Bandeira. (A droga da Obediência, Pântano de Sangue, Anjo da Morte, a Droga do Amor – na minha infância a coleção era essa). Lembro também do meu primeiro livro de poesias, da série Pra gostar de ler; tinha Vinícios de Moraes, Henriqueta Lisboa, Cecília Meireles e Mario Quintana. Nossa como gosto desse livro. Devia ter uns 8 anos, foi logo quando aprendi a ler. Um dia, próximo a minha formatura (letras UFPA 2009) eu estava passeando pela UFPA e vi esse livro pra vender. Pirei, comprei na hora e fiquei tão feliz =)

7. Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?
  
Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco. Precisava ler pra fazer um artigo da faculdade.

8. Indique alguns dos seus livros favoritos:

1º) Vidas Secas, Graciliano Ramos.
2º) Cem anos de solidão, Garcia Marquez
3º) A hora da estrela, Clarice Lispector
4º) Caio 3D o melhor da década de 80, Caio Fernando AbreuJohn Grogan.
5º) O mundo de sofia, Jostein Gaarder
6º) Amor nos tempos do Cólera,  García Marquez.

9. Qual livro você está lendo no momento?
 Terminando Amor nos tempos do Cólera, de García Marquez. Bom, acho que faltam umas 20 páginas e agora é um dos meus mais novos livros favoritos. Recomendo. ; ) 

10. Indique cinco blogueiros para o Desafio Literário

1 - Hayaldo Copque. Novos calendários
2 - Alessandra . Bons Dias
3 - Daniel Moura.  Daniel Moura
4-  karine.  Dreamer 
5- Jô Natas. Preferir


4 comentários:

Anônimo disse...

é bom esse livro?
me empresta?
um livro que me identifico com "perto do coração selvagem" da Clarice, como diria a Marla, a Chatice, rs. Esse a hora da estrela é bem mais divulgado, tem até filme, esse primeiro é o que mais me identifico. Ah... tem outro, Água viva, bem louco.

♥Luciana de Mira♥ disse...

OI Flor! Tem um selinho pra vc la no meu blog, que é o meu primeiro selinho Oficial do Blog e tem um sorteio também, participe! Beijinhos e obrigada por seguir meu blog!

Mônica Costa disse...

Menina, tu eras uma criança muito dedicada a leitura... Gostei das respostas! :)

A Menina que não pisca nunca! disse...

É, eu lia muito mais quando era criança do que agora. Na realidade eu devorava os livros.