segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Da primavera de 2010

Moro em Belém -PA e aqui na minha cidade não costumamos muito perceber as mudanças das estações do ano. Em 2010 estive em Salvador - BA. Muitos caminhos me levaram até lá. Muitos caminhos me fizeram desistir de estar lá... com certeza fui muito feliz o tempo em que morei longe de casa. Apesar dos percalços dos caminhos e (des)caminhos; foi lá que eu (re)descobrir o Amavisse. 

Amavisse Ter um dia amado... (Hilda Hist)

Me encontrei e me perdi várias vezes naquela cidade, naquele turbilhão de pensamentos, sentimentos, sonhos, realizações e amor. Eis que surgiu a primavera. Em Salvador existe uma praça chamada 2 de julho (mais conhecida como Campo Grande); essa praça fica bem em frente ao teatro que eu trabalhava; e nessa praça existe umas árvores grandes que durante a primavera elas deixam cair sobre os transeuntes uma espécie de lã natural o que me dá a estranha sensação de estar nevando lã. Me encantei pela primavera.

Os acontecimentos desse período tiveram seu próprio ritmo. O início não foi doce, mas era só o início ainda teria uma estação inteira pela frente. Eis que com o tempo uma pessoa muito querida apareceu na primavera e me acompanhou até antes de chegar o verão. Essa pessoa me trouxe um presente enorme. Fez com que eu (re)descobrisse o prazer pela leitura. Sempre gostei de ler, não por acasso sou graduada em letras. Desde criança meus melhores presentes eram os livros, os de poemas em especial. Quando saio de casa sempre tenho um na bolsa, mas fazia um bom tempo que não dedicava uma tarde ou uma noite exclusivamente para a leitura.

Os dias da primavera foram passando e com o fim dessa estação terminaria também minha estadia em Salvador. Era uma mistura de grande sentimentos: saudade (dos que deixei e dos que iria deixar), medo (de chegar e de ir), Alegria (de voltar), tristeza (por partir), alegria (por partir), tristeza (por voltar)... se é que vocês conseguem entender. Eis que nesse turbilhão de novas sensações sou presenteada com um grande tesouro; um livro. HILDA HILST - DO DESEJO.

E foi com este livro que retomei o fascínio pelas letras. Um poema em especial me chama a atenção neste livro.

 O Canto 3 do Amavisse.






Hoje.Verão. Belém. Tempo chuvoso... volto-me para leitura dos poemas, contos, romances e cartas do tarot e volto também a vontade de escrever. Agora não mais específico. Agora só o que amo ou que um dia tive amado.

Nenhum comentário: